sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Defesa civil faz alerta à população para áreas de risco de enchentes

ASCOM/Prefeitura de Caxias


Depois das fortes chuvas que caíram no município de Caxias, nos últimos cinco dias, a Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal, decidiu colocar nas ruas uma mensagem de alerta para população que mora em áreas de risco – proximidade de encostas, margens de valão e córregos. Na mensagem, o governo municipal pede a todos os que moram nessas áreas para se retirarem para casas de parentes e amigos, devido à previsão de mais chuva para região nas próximas horas.


A medida não deve colocar em pânico a população, pelo contrário, o objetivo é a prevenção para evitar quaisquer possíveis problemas. A Brigada do Corpo de Bombeiros Militar também fez parte da visita às áreas de risco e pediu que a população mantenha os órgãos competentes informados da situação. “Essas pessoas não serão retiradas de suas casas, mas é preciso esse trabalho de prevenção e o Corpo de Bombeiros está solidário com o ‘estado de atenção’ e em parceria com a defesa civil não medirá esforços para dar mais segurança aos ribeirinhos”, disse comandante Malheiros.

Mapeamento das principais áreas de risco:

- Bairro Baixinha

- Alto dos Negros

- Vila Arias

- Caldeirões

- Galeana

- Veneza

- Avenida Beira-Rio

- e, as encostas dos morros do Alecrim na Vila Lobão e Vila Alecrim

Além destes pontos, qualquer morador que tenha sua casa construída próxima a encostas, deverá tomar as mesmas providências preventivas em caso do aumento do volume de chuvas, ou seja, deixar a área de risco e sair para locais mais seguros.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Manoel Silveira, a Prefeitura de Caxias também estará em alerta. “As pesquisas indicam que poderemos ter um volume de chuvas igual ou maior do que o ocorrido em 2009, quando dezenas de famílias ficaram desabrigadas. E para que essas pessoas não fiquem desalojadas caso o sinistro volte a ocorrer, a Prefeitura vai disponibilizar abrigos e atendimento nas áreas de saúde e assistência social”, finalizou Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.