quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DO BLOG DO JOHN CUTRIM

DEU NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

do blog do Raimundo Garrone

Alegria, alegria - A prefeitura de Tuntum contratou sem licitação a empresa Promoção e Produção de Eventos Ltda, por R$ 80.000,00 para promover o aniversário do município, que completou 55 anos no mês de setembro.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DEPUTADA CLEIDE COUTINHO HOMENAGEIA MÉDICOS PELA PASSAGEM DO SEU DIA



A Deputada Estadual Cleide Coutinho discursou ontem, dia 18, na Tribuna da Assembleia Legislativa sobre o dia do Médico.

A Parlamentar destacou a felicidade que sente por ser médica, também lembrou dos colegas deputados que são médicos Arnaldo Melo, Stênio Rezende, ambos do PMDB, e Antônio Pereira (DEM).

Para Cleide é uma grande felicidade falar sobre o dia dos Médicos, só não é maior porque a falta de reconhecimento da classe por parte do Poder Público, Municipal, Estadual e até do Federal. Ela lembrou que são profissionais que não têm planos de cargo e carreira, são jogados no interior sem nenhuma base, nenhuma sustentação e que, mesmo assim, lutam e salvam vidas, pois se orgulham do trabalho que executam.

Segundo ela, no Brasil não falta médico, e sim vontade política. “Temos um médico para cada 578 habitantes, nos Estados Unidos, existe um médico para cada 411 habitantes”, disse.

Destacou também que a população do Brasil só cresceu 12% e o número de médicos apenas 27%. “É preciso que tenhamos valorização, condições de trabalho. É preciso que tenhamos estrutura e recurso tecnológico de saúde, pois não dá para fazer sem investimento e sem custeio”. Defendendo assim programas de interiorização dos médicos.

Lembrou que não adianta acontecer o que vem acontecendo no Maranhão que tem programado 76 hospitais, mas só dois ou um foi inaugurado. Com que recursos as Prefeituras terão para manter esses centros hospitalares? Questionou.

A Deputada concluiu seu pronunciamento esperando que as promessas feitas pelo governo do Estado sejam cumpridas e que realmente cuidem bem do povo.

DOUTORA CLEIDE, A DEPUTADA DE 102 MUNICÍPIOS

Do site: CNCAXIAS
Por: Mano Santos

A deputada estadual Cleide Coutinho foi reeleita no último dia 3 de outubro com uma expressiva votação de 49.153 votos, que lhe garantiu mais quatro anos na Assembléia Legislativa. A parlamentar terminou o pleito na nona posição, entre os candidatos mais votados em todo o Maranhão e recebeu votação em 102 municípios maranhenses.

Além de vencer a eleição em Caxias, seu maior reduto eleitoral com 25.557 votos, Doutora Cleide saiu vencedora em outras três cidades: Parnarama com 2.693 votos, São Domingos do Maranhão com 6.858 votos e Tuntum com 4.158 votos.

A deputada reeleita, também alcançou uma boa votação em outros quatro municípios: Santa Filomena do Maranhão, com 515 votos, Pedreiras com 724, Senador Alexandre Costa com 819 e São Mateus do Maranhão onde conquistou 2.013 votos, sendo ela, nessas quatro cidades, a segunda mais bem votada.

Doutora Cleide ainda teve votação expressiva também em Paraibano com 1.149 votos e Sucupira do Norte com 621 votos, sendo ela, a terceira mais votada nestas duas cidades.

Na região dos Cocais, Cleide Coutinho foi bem votada em Matões com 801 votos, Aldeias Altas com 327, Colinas 875 e São João do Sóter com 242 votos.

Na capital do Estado, Cleide Coutinho obteve 306 votos. Na região metropolitana da ilha de Upaon-Açú, ainda foi votada nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Mesmo em municípios onde Doutora Cleide não concentrou sua campanha, ainda assim seu nome foi lembrado nas cidades de Maranhãozinho, Rosário, Sucupira do Riachão, São Vicente Férrer, Anajatuba, Bacurituba, Buriticupu, Conceição do Lago-Açú, Fernando Falcão, Jatobá e Itaipava do Grajaú. No geral, a deputada, agora reeleita, recebeu votação em 47% dos municípios maranhenses. Na apuração das urnas, Doutora Cleide alcançou 49.121 votos, somados aos 32 votos da legenda PSDB, o que totalizou 49.153 votos.

sábado, 16 de outubro de 2010

VALEU FLÁVIO DINO


Recebí a poucos minutos uma ligação telefônica da assessoria do deputado Flávio Dino, através do assessor Fred. Na ligação ele em nome do deputado agradecia nossa partiipação na campanha rumo ao governo e de toda nossa equipe de Tuntum - O famoso Grupinho. É assim que se faz. Mesmo na derrota - eleição tomada na base do dinheiro - Flávio Dino faz questão de agradecer a participação de cada um na sua campanha vitoriosa. Foi uma campanha vibrante, com o coração, com a alma, coisa que a oligarquia nunca vai ter. Pois em Tuntum eles fizeram uma campanha na base da ameaça, do terror e do dinheiro. Não escapou ninguem de ser ameaçado ou demitido sumariamente ou pós eleição, bastava que fosse funcionário da prefeitura - que não paga há vários meses - ou mesmo aqueles que fazem ponto nas esquinas "formando opinião" - os famosos formadores de opinião.Nosso grupo contou com a valorosa ajuda do povo. Batemos nos deputados (Ricardo, Max e Rigo) do Prefeito, dos Ex-Prefeitos (Tema, Pires e Hélio Araújo) e dos vereadores. Flávio teve mais de 6000 votos populares na base da simpatia e da honestidade e acima de tudo da vontade do povo de ver o Maranhão mudar. Valeu Flávio, valeu Zé Reinaldo, valeu Dra. Cleide, valeu Carlos Brandão, valeu Grupinho. Eviva o povo do Maranhão e de Tuntum, pois 2012 está bem aí. Vamos lá o Grupinho é quente e está pronto prá o embate democrático e popular.

A Procuradora Regional Eleitoral, Carolina Honn (Carolina da Hora), está diante de várias denúncias de corrupção eleitoral, algumas que ainda ferem os ouvidos da população pelo estardalhaço que provocaram quando vieram à tona no primeiro turno das eleições.

Duas delas, sem contar a suspeita divulgada pelo jornal “Valor Econômico”, foram comentadas em editorial neste matutino e configuram episódios graves a ameaçar a lisura do pleito.

Referimo-nos, em primeiro lugar, à denúncia que envolveu a médica Silvana Teixeira, casada com o ex-vereador Deco Soares, primo de Roseana Sarney, e acusada de contribuir com consultas gratuitas e remédios em uso exclusivo de hospitais públicos para a campanha de candidatos a deputado do Maranhão.

É evidente que as coligações que enfrentaram Roseana Sarney, assim como a população que acompanhou o caso, esperam pelo desfecho do caso de suspeita de captação ilícita de votos.

A outra denúncia diz respeito a R$ 28 mil em contas de água, luz e telefone de moradores do Lira que teriam sido pagas por um indivíduo chamado Bruno em uma única casa lotérica, na porta do Mercado Central.

Neste caso há o detalhe de que a repórter do jornal Folha de São Paulo, Elvira Lobato, entregou, pessoalmente, cópias fotografadas dessas contas na Procuradoria-Regional Eleitoral. E mais: percorrendo endereços grafados em algumas das contas, a repórter encontrou em todos eles material de campanha do deputado Ricardo Murad e da governadora Roseana Sarney.

O terceiro episódio foi fruto de denúncia do então candidato Aderson Lago. Uma carreata da governadora Roseana Sarney saiu da Uema, o que, no mínimo, configura abuso de poder político.

Conforme contatos que mantivemos com Aderson Lago, o episódio foi filmado e cópias do filme se encontram na PRE.

Urge alguma providência. (Atos, Fatos & Baratos)
Do Blog do Jonh Cutrim

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Briga pelo trono no reino de Curupu

Por JM Cunha Santos

Não se tratou apenas de uma reunião de novatos querendo barganhar uma vaga na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Edilazio Jr., considerado hoje um dos mais fortes herdeiros do trono de José Sarney, até porque é um dos sobrinhos diletos do monarca da Ilha de Curupu, está reivindicando da família a presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Edilazio teria tido alguns acidentes de percurso com Ricardo Murad, parente distante de Sarney e considerado o mais forte concorrente à presidência do Poder Legislativo, durante a campanha. Por conta de avanços indevidos em bases eleitorais que esperava ter como suas.

Como Ricardo Murad, Edilazio também fez uma campanha milionária e está botando as manguinhas de fora porque não concorda, como, aliás, muitos parlamentares, que Ricardo domine a todo-poderosa e bilionária Secretaria da Saúde e também comande o Poder Legislativo.

Apontado como um dos prováveis herdeiros do trono do senador José Sarney no Maranhão, Edilazio, muito bem eleito, quer cobrar agora por seu parentesco mais direto além de cobrar por tudo que a desembargadora Nelma Sarney tem feito pela consolidação de Roseana Sarney no poder.

Como é fácil de observar, a briga pelo trono começou mais cedo do que se pensava. O novo deputado já estaria, inclusive, indicando nomes para as comissões técnicas da Assembléiaa. Algumas delas, como a Comissão de Constituição, Justiça e Orçamento garantem um alto poder de barganha junto ao governo do Estado.

Os principais aliados de Edilazio nessa empreitada, entre os novos parlamentares, são Rogério Cafeteira e Roberto Costa. Rogério foi eleito com o espólio do deputado Joaquim Haickel que não se candidatou e nunca aceitou a força e o poder de Ricardo Murad no governo.

Há outros nomes concorrendo com Ricardo, como Carlos Alberto Milhomen, Manoel Ribeiro, Max Barros, Stênio Rezende e, sendo o segundo mais votado e cansado de tanta insegurança, Raimundo Cutrim. O “trator”, entretanto, está pronto para passar por cima de todo mundo. Como Roseana garante que depois deste governo vai deixar a política, Ricardo Murad se sente o herdeiro natural da monarquia maranhense.

O jantar desta quarta-feira, marcado para a casa de Edilazio Júnior, deve consolidar sua candidatura à Presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão. As matérias publicadas pelo Sistema Mirante não colocam a candidatura de Edilazio Júnior exatamente para não expor a confusão familiar no reino de Curupu. É briga de pedra, garrafa tem que ficar de fora.

Sabiá estréia com vitória na Segundona do Maranhense

por Mano Santos

Em dia de estréia na Série B do Campeonato Maranhense, o Sabiá teve atuação convincente e venceu o Americano de São Luís por 1 a 0 neste sábado (9/10), no Estádio Duque de Caxias. O atacante Sharlinson foi o autor do único gol da partida.
Embora a atuação tenha sido boa, a torcida auriverde assistiu a um jogo bastante equilibrado. O público não foi divulgado, mas estima-se que mil e quinhentas pessoas tenham prestigiado o primeiro jogo do representante de Caxias no Estadual.
Com a vitória, o Sabiá ficou na liderança provisória da competição junto com o Cordino que tambem estreou e goleou o Chapadinha por 6 a 1, ambos com três pontos. Já o Americano tentará reabilitação na rodada seguinte, semana que vem, em São Luís, diante do Moto Club.

O jogo

O time da casa começou bem a partida, buscando pressionar. Assim, teve a chance de abrir o placar aos três minutos, em jogada individual de Luca Tony. Bem colocado, Laerte espalmou pela linha de fundo.
O Sabiá abriu o placar alguns lances depois. Aos dezesseis minutos, Sharlinson recebeu a bola na intermediária, passou pelo zagueiro e mandou um chute cruzado no canto esquerdo; 1 a 0.
Ainda na primeira etapa um susto: o atacante Ceará recebeu uma forte pancada na cabeça numa dividida de bola com o zagueiro Pepeta, ficou inconsciente por dois minutos, teve que ser substituído e foi levado ao Hospital para um exame mais detalhado, mas depois de medicado passa bem.
Pelo lado do Americano, boa chance mesmo só no segundo tempo. Joãozinho de cabeça, livre de marcação, mandou a bola pra fora.
O Sabiá buscava valorizar a posse de bola. As principais jogadas saiam dos pés de Cleitinho e ou de Ivan, pelo meio campo, o que resultou em outras duas chances de gol; uma com o próprio Ivan e a outra com Sharlinson.
Mas a retranca adversária era páreo difícil. As coisas não mudaram em nada, e o placar terminou mesmo em 1 a 0 para o time da casa.

FICHA TÉCNICA
SABIÁ – Fagner, Barata, Daniel, Junior e Ricardinho (Balinha); Serginho, Ivan, Cleitinho (César) e Sharlinson; Ceará (Sandro) e Luca Tony. Técnico: Zezé Tiúba.
AMERICANO – Laerte, Juninho, Dartian (Zidane), Pepeta e Tiago; Batata, Fernando, Gigi e Macaxeira (Igor); Joãozinho e Tiago Costa (Rodrigo). Técnico: Leandro Lago.
Árbitro: Ronildo Villar

DEU NO BLOG DO DÉCIO SÁ - 13.10

Confusão em Tuntum
A confusão está grande em Tuntum. O prefeito Chico Cunha praticamente rompeu com o ex-padrinho Cleomar Tema acusando-o de “trair” Roseana nos últimos dias de campanha em favor de Flávio Dino (PCdoB). Já está tentando compor com o ex-adversário Antonio Pires Leda visando as eleições de 2012. Tema nega a trairagem e tem dito a aliados que o “afilhado” está sendo “injusto” com ele. Na cidade, a governadora venceu com 55% contra 37% do comunista. O prefeito avalia como pouca a diferença porque Roseana era apoiada pelos três grupos políticos do município.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LÍNGUA DE FÔGO


* Quem será o autor da letra da música plagiada onde Rosengana come todo mundo?.
Se tiver algum erro de concordância gramatical, podem ter certeza que eu sei quem é o autor da letra...

* O Rei dos Suínos está feliz e não quer nem saber quem pintou o céu de azul. O importante foi a lavagem de votos que ele e sua turma do Tuntum de Cima deram na curriola do Prefeito...

* Doutora Cleide foi à tribuna da Assembléia e agradeceu a todos que nela votaram nestas eleições. Citou nomes e lugares. Será que o Ricardão "coração de leão" fará o mesmo? duvido...

* Flávio Dino apesar de não ter ido pro segundo turno, mostrou que é bom de votos e que as pesquisas de bolso da sarneyzada tentou armar pra cima do povo. Ele sempre apareceu nestas pesquisas em terceiro lugar e na hora do "vamos ver" o homem mostrou a que veio...

* tem uma lista correndo em Tuntum com mais de 500 nomes prá irem prá degola. Tudo por conta da independência na hora do voto. Caso isto ocorra, PROMOTOR NELES...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

LÍDERES VITORIOSOS DE TUNTUM VIRAM TEMA DE MÚSICA


Com uma música alegre e muito divertida os líderes vitoriosos da última eleição em Tuntum são citados nos refrões e nos versos de uma cantiga de embalar derrotados, o que demonstra que a oposição ficou impressionada com a surra que levou para deputado estadual. Liderados pelo prefeito Chico, pelo Ex-Prefeito Dr. Tema e por mais de meia dúzia de vereadores o candidato da situação Ricardo Murad amargou nas urnas uma derrota prá deputada Cleide que era apoiada pelos que fazem o chamado "grupinho". Sem o apoio das chamadas "estrelas de primeira grandeza" de Tuntum, Dra. Cleide levou a melhor na disputada eleição vencendo nos principais redutos antes dominados pelos "chefões" do voto popular. No povoado Belém, o ex-Vice Prefeito, ex-Vereador e Secretário de Governo pegou uma lavada de dar dó, dada pelo mano "terrorista" Josivan. Lá Josivan fez barba, cabelo e bigode. No São Lourenço "o menino do Nanxí" Nelson nem tomou conhecimento do vereador Magno, que mostrou quantos votos comanda de verdade. No Tuntum de Cima, o "Rei dos Suínos" quase mata do coração a primeira dama - com todo o respeito que lhe tenho - e aplicou uma goleada que nem o Zé Neto - filho do Rei dos Suínos - é capaz de dar em suas jogadas de craque pelos gramados da região. E tudo isto sem falar na sede do município onde as urnas torceram a cara para o Ricardão Trator. A taca foi geral. Dá-lhe grupinho. E podem cantar à vontade, pois a musiquinha até que é gostosa de se ouvir. Pena que esqueceram de incluir nela quando a saúde de Tuntum voltará ao normal e os salários irão ser pagos. como diz o Jota: THAUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

DEP. CLEIDE COUTINHO FAZ DISCURSO DE AGRADECIMENTO NA TRIBUNA DA ASSEMBLEIA


Com um discurso brilhante e emocionante, a Deputada Dra. Cleide Coutinho usou a tribuna da Assembleia Legislativa para agradecer a todos os seus eleitores, município por município onde foi votada, além de dar destaque aos líderes que a apoiaram nesta eleições e que deram a ela a releição com quase 50 mil votos.
A deputada Cleide Cleide citou uma frase do escritor Fernando Sabino em seu discurso, onde o escritor diz que "Se no fim não deu certo, é porque não chegou ainda o fim", referindo-se a não eleição de Flávio Dino para o Governo do Estado.
Abaixo a íntegra do discruso da Deputada Cleide Coutinho:
Senhor Presidente, membros da Mesa, deputados, imprensa, funcionários, tenho certeza de que não só eu, mas a maioria dos colegas deputados esteve ausente nessa jornada que foi a campanha eleitoral, porque o Maranhão é grande, as distâncias são enormes e a locomoção é bastante difícil pelas estradas, inclusive pela própria distância, enfim, a campanha ocupa muito tempo, mas tenho certeza de que nós agora estaremos voltando para retornar ao nosso trabalho. Parabenizo os colegas que foram reeleitos, assim como eu, e digo aos que não lograram êxito que eu recebi uma frase quando a gente viu que o Flávio Dino tinha perdido, uma frase do Fernando Sabino que gostei muito, deputado Domingos, que diz assim: “Se no fim não deu certo, é porque não chegou ainda o fim”. Então, todos aqueles que não lograram obter a vitória nesta eleição, com certeza pelo aprendizado que tiveram e pela força de vontade, vão ter caminhos diversos e é só trilhar, confiar e trabalhar, que no fim com certeza tudo dará certo. Estou aqui hoje e tenho certeza de que os colegas todos farão a mesma coisa para agradecer. Agradecer a Deus que me permitiu mais uma vez ser eleita, mas eu quero agradecer a um grupo importante que é um grupo que o meu prefeito, Humberto Coutinho, lidera. Dentro desse grupo não é só o prefeito Humberto Coutinho, é o vice-prefeito Júnior Martins, são os vereadores, são lideranças importantes da zona rural, lideranças da zona urbana. E esse prefeito, esse grupo de Humberto Coutinho, me fez a mais bem votada em Caxias com 50% dos votos dados para deputado estadual, a primeira mais bem votada na cidade de São Domingos. Eu agradeço ao prefeito Kleber e à sua esposa Núbia que, numa prova de coragem e de respeito aos compromissos assumidos, mesmo votando com a governadora Roseana, me apoiaram. E isso foi feito em palanque de maneira clara, o que eu achei muito bonito, e é por isso que o prefeito Kleber tem lá na cidade de São Domingos mais de 90% de aprovação da comunidade. Também o grupo do prefeito Humberto Coutinho me fez a mais bem votada em Tuntum. Olha, senhores jornalistas e meus caros colegas, em Tuntum, o prefeito estava contra o nosso grupo. Eu sei que vários colegas aqui, vão ter prefeitos que receberam benefícios, e que viraram as costas, e eu digo a vocês, que Tuntum foi um desses, mas pelo trabalho que o grupo do prefeito Humberto Coutinho já fez como deputado naquela cidade, eu fui realmente a mais bem votada mesmo contra a vontade do prefeito e do Tema. Também fui a mais bem votada em Parnarama, que é outra cidade cujo prefeito não me apoiou, mas eu tive a ajuda do meu grupo, do Humberto Coutinho, e ajuda importante do ex-prefeito David Carvalho que realmente fez um serviço belíssimo naquela cidade e que por isso merece o respeito de todos. Se não bastasse, eu fui a segunda mais bem votada em São Mateus, Pedreiras e Santa Filomena. Agradeço aqui ao Miltinho de São Mateus, agradeço aqui ao Dr. Edilson de Pedreiras, agradeço a Barelinha de Santa Filomena. Em Paraibano, agradeço ao ex-prefeito Zequinha. Em Sucupira, ao Júnior que me ajudou. Em Colinas, ao Dr. Antonio Carlos. Em Matões, também nós tivemos votação. A Suely e o Rubens Júnior também me ajudaram, além de Senador Alexandre Costa que teve o Dr. Orlando. Quero, neste momento, dizer que a Dona Nice Lobão nos ajudou muito, e o povo de Caxias soube reconhecer, haja vista, deputado Lima, que lá em Caxias a deputada Nice Lobão foi a segunda mais bem votada do Maranhão. Ela teve 11.000 votos em São Luís, que é a sua cidade de origem, e em Caxias mais de 10.000 votos, o que muito me honra porque ela realmente e o senador Lobão tiveram expressiva votação em Caxias, já que vinham ajudando Caxias antes das eleições. E eu passei para meu povo e o povo entendeu o valor que esses dois políticos têm e foi assim que lá eles receberam a recompensa em votos. Quero aqui dizer, com muito orgulho, que o grupo Humberto Coutinho deu a Flávio Dino a vitória lá em Caxias, e isso é muito importante porque nós queríamos mudança. Mas quero terminar as minhas palavras dizendo que eu fui a 9ª Deputada mais bem votada do Estado e a primeira da minha coligação. E eu quero fazer um apelo à governadora reeleita para que cumpra o que prometeu na sua campanha, que é governar e cuidar bem das pessoas, que é governar e não ver partidos, que é governar e fazer o bem para o povo. Vou ficar atenta e a primeira cobrança a Roseana Sarney é se ela vai realmente governar cuidando das pessoas, cuidando do povo, sem olhar partidos e olhando a necessidade do nosso povo. Muito obrigada.